Os profissionais de marketing estão falando sobre HubSpot e Inbound Marketing recentemente, mas o que é Inbound Marketing? Inbound marketing é o marketing que atrai e faz as pessoas se apaixonarem (marketing que as pessoas adoram). E o que o HubSpot tem a ver com tudo isso? Continue lendo nosso artigo até o fim e você encontrará a resposta para essa pergunta.
E por que ela se apaixona, por que funciona tão bem?
Porque o Inbound Marketing é orientado para o cliente e segue uma estratégia de atração baseada na oferta de conteúdo útil e relevante que agrega valor ao longo do processo de compra (jornada do comprador) e somente no final da jornada, quando os potenciais consumidores estão prontos, eles mostram a marca opções de compra de produtos ou serviços.
Essa política de oferecer conteúdos não invasivos, sem forçar continuamente a compra, deixando de lado as modelos que insistem nos benefícios do produto e ignoram a realidade do mercado e dos comparativos, é bem percebida pelo público e estabelece uma relação de confiança . em uma marca que muda de “vendedor” para “conselheiro” e “consultor”.
Essa fórmula de conexão com o público-alvo não é exclusividade da área de marketing, a área de vendas deve mudar sua forma de trabalhar e passar da venda de um produto à assessoria aos clientes, ou seja, deve se tornar uma área de Inbound Sales.
O marketing externo, que não segue os princípios do marketing interno, é cada vez mais incômodo para os clientes em potencial.
86% dos telespectadores evitam a publicidade na televisão, 44% nunca leem e-mails promocionais e 91% cancelaram a assinatura de um serviço de e-mail (Fonte: Content Marketing Institute).
Esses números revelam um panorama em que a competição altíssima entre marcas, as irritantes ligações comerciais para telefones privados e as ondas intermináveis de comerciais na televisão não é um investimento inteligente.
O público passa o dia evitando a publicidade tradicional, é interessante investir em algo que as pessoas se esquivam? Nós acreditamos que não.
Como o Inbound Marketing é aplicado?
O Inbound Marketing segue etapas claramente definidas que correspondem aos diferentes estágios em que um cliente potencial pode ser encontrado. Essas etapas constituem a metodologia de inbound que serve como um guia para aplicar o Inbound Marketing ao negócio.
A Metodologia Inbound é composta por 4 fases que compõem o processo de Inbound Marketing e Inbound Sales.
1. Atração
Esta primeira fase consiste em atrair tráfego para o seu site, fazendo com que um grande volume de pessoas se converta em visitas. É importante notar que não é útil atrair ninguém, você só está interessado em clientes potenciais (buyer personas). Para exercer esta atração, as ferramentas mais importantes a utilizar são o blog, o SEO e as redes sociais.
2. Conversão (conversão)
Se você concluiu com êxito a etapa anterior e possui um volume considerável de visitas à web, sua próxima meta é convertê-las em oportunidades de vendas qualificadas (leads).
Neste ponto, você precisa obter o nome, sobrenome e e-mail de nossos leads.
Como obter essas informações? Você pode pedir a seus clientes em potencial que forneçam essas informações se você lhes oferecer algo de valor em troca, como informações úteis na forma de e-books, infográficos etc. por meio de formulários, botões de chamada de ação e páginas de destino.
Como mencionamos anteriormente, a informação e o conteúdo são a chave para o sucesso do Inbound.
3. Fechar
A fase de fechamento é quando seu departamento comercial deve mostrar habilidade suficiente para atender os leads, focando no que eles sabem sobre eles, quais são seus reais interesses e principalmente no momento certo.
Um contato de um perfil comercial quando o cliente potencial ainda não está pronto pode levar ao fracasso na tentativa de venda.
Para preparar e organizar as abordagens para efetivar a venda, é importante conhecer ferramentas que o ajudem na classificação dos seus leads, como um CRM ou gestores de email.
Em outras postagens deste blog você pode encontrar informações mais detalhadas sobre este ponto.
4. Lealdade (Prazer)
Na última fase, mas não menos importante, o seu trabalho consiste em fazer dos nossos clientes promotores ou prescritores da sua marca, em autênticos difusores dos benefícios dos seus produtos e / ou serviços, com uma experiência verdadeiramente satisfatória que se pretende partilhar com semelhantes perfis.
Em suma, conseguir o efeito boca a boca desejado por meio do bom gerenciamento de todo o processo e da Metodologia Inbound.
Marketing de entrada e HubSpot
A implementação do inbound marketing pode ser desenvolvida a partir da união de múltiplas ferramentas, é possível encontrar em diferentes aplicações as funcionalidades que permitem analisar o estado de potenciais consumidores, quais os conteúdos que procuram, quais os seus interesses e recolher dados de contacto.
Existe também uma ferramenta que reúne todas estas funcionalidades, é o HubSpot, uma plataforma aberta desde 2006 e especializada na aplicação e promoção de Inbound Marketing.
A HubSpot nasceu da reflexão de seus criadores, Brian Halligan (atual CEO da HubSpot) e Dharmesh Shah (CTO) sobre a eficácia de certas estratégias de promoção e vendas.
Por meio da observação, eles descobriram que as pessoas se ressentem de serem interrompidas por marqueteiros ou marqueteiros pesados, não gostam de sentir a pressão dos negócios e, em vez disso, preferem ser ajudadas na tomada de decisões.
Isso os levou a mudar seu foco de ver os clientes como comentários em planilhas para tratá-los como pessoas. Com essa mudança de perspectiva, surge o conceito de Inbound Marketing e sua materialização de negócios, HubSpot.
A principal vantagem desta plataforma é que inclui todas as ferramentas necessárias em um único painel. A partir do mesmo aplicativo você controla o CRM, o email marketing, a ferramenta de publicação em mídias sociais, o gerenciamento de blogs, a criação de páginas da web, análises e ferramentas de SEO.
Tudo isto complementado com processos de automatização eficazes que permitem configurar ações para cada etapa do cliente, garantindo assim que as respostas sejam automáticas mas muito adequadas e altamente personalizadas.
conclusão
Os fatos e os números nos mostram que é hora de parar de perseguir clientes para ofertas de vendas e passar a atraí-los com conteúdo útil e valioso. Uma fórmula muito mais natural que desenvolve uma relação de confiança e boa percepção da marca antes de iniciar uma transação econômica.