Hoje vivemos em um mundo em que a tecnologia nos superou, obrigando as empresas a direcionar seus objetivos de forma digital. Como resultado, o marketing digital para PMEs tornou-se uma ação empresarial indispensável para qualquer empresa que queira se destacar.
Isso significa que as PMEs devem criar estratégias digitais que as ajudem a comunicar suas vantagens competitivas no mercado da Internet por meio do marketing digital: uma ferramenta que usa a tecnologia online para criar estratégias de marca eficazes e personalizadas.
O que é marketing digital?
Para começar, primeiro é importante entender um pouco mais o que é marketing digital, pois essa ferramenta é a base de qualquer estratégia online.
O marketing digital baseia-se na geração de ações “online” bem planejadas e estruturadas por uma empresa ou pessoa. Essas ações têm como objetivo desenvolver uma identidade de marca na Internet para ser posicionada e atraída por novos clientes.
Seja por meio de produtos ou serviços, o marketing digital busca comercializar um negócio de forma eletrônica, por meio de uma comunicação próxima e personalizada com seus clientes ou futuros clientes.
O que é uma estratégia de marketing digital para PMEs?
Como vimos anteriormente, para que as empresas tenham uma presença de marca por meio da Internet, é necessário criar promoções por meio dos canais eletrônicos.
Uma estratégia de marketing digital é um conjunto de ações que tem por objetivo atingir os objetivos de marketing – inicialmente definidos por uma empresa. Essas ações são vitais para que uma marca se destaque e perdure com o avanço acelerado da tecnologia.
Atualmente existem diferentes tipos de estratégias digitais, no entanto, cada estratégia visa gerar determinados resultados específicos. Para isso, é necessário que as empresas se questionem:
- O que estamos tentando alcançar?
- Como vamos obtê-lo?
- Como vamos medir isso?
Uma vez definido o acima, é hora de começar a planejar e executar as ações necessárias. Para fazer isso, aqui estão 6 estratégias de marketing digital para PMEs que você pode colocar em prática para o seu negócio:
1. Estratégia de mídia social
As redes sociais são um dos canais de comunicação mais poderosos entre empresas e usuários na Internet. Além disso, está comprovado que esses meios atraem um grande número de visitantes ao site da empresa e facilitam o processo de venda.
Por isso, é muito importante ter uma estratégia de canais como Facebook e Instagram que possibilitem a interação e visibilidade da marca.
Dito isso, uma das ações que você pode implementar para essas plataformas é a geração de brindes e concursos voltados para o produto ou serviço que você deseja promover. Da mesma forma, você pode gerar publicidade paga para alcançar um maior alcance.
2. Estratégia de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é outra das ações mais importantes dentro de uma estratégia de marketing digital. Para gerar esse plano de forma eficaz, o mais aconselhável é criar um blog.
O blog é um canal que —adicional às redes sociais— permite que você se dê a conhecer de forma profissional e próxima, além de aumentar a presença de sua marca na internet.
Para fazer isso, você precisa criar um plano estratégico de conteúdo para o seu blog. Esses materiais vão ajudar sua empresa a se mostrar uma autoridade dentro do seu setor e gerar visitas de leitores que, com o passar do tempo, podem se tornar potenciais clientes de sua empresa.
3. Estratégia de SEO
Além de criar seu blog, é muito importante implementar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Esta otimização consiste em conseguir um posicionamento orgânico (não remunerado) do seu negócio nos motores de busca Google.
Isso significa que quando um usuário digita no Google um termo relacionado a seus produtos ou serviços, sua empresa será uma das primeiras a aparecer em sua lista de resultados.
Para isso, você deve investigar quais são as “palavras-chave” com as quais os usuários buscam um produto ou serviço relacionado ao seu negócio. Uma vez identificado, você deve posicionar seu site com estas palavras: também é importante adicioná-las ao seu blog.
4. Estratégia de SEM
Como vimos anteriormente, a estratégia de SEO consiste em posicionar seu negócio sem a necessidade de investir dinheiro. Pelo contrário, uma estratégia de SEM (Search Engine Marketing) é aquela baseada no pagamento para que os anúncios apareçam nas primeiras posições dos motores de busca Google.
Isso significa que você deve comprar anúncios no Google para que as pessoas possam encontrar sua empresa rapidamente em seus mecanismos de busca. Isso serve para atrair futuros clientes para o seu site e gerar vendas.
Para implementar esta estratégia existe a ferramenta Google Adwords, que permite gerar diferentes campanhas pagas através de “palavras-chave”.
5. Estratégia de marketing por e-mail
Mailing ou email marketing é uma estratégia de marketing digital para PMEs baseada no envio de emails com conteúdo específico aos seus clientes e potenciais clientes. Este conteúdo visa divulgar seus produtos ou serviços de forma direta e personalizada.
Porém, para que esse tipo de estratégia funcione, é muito importante criar e-mails que não só tenham a ver com venda direta, mas também com informações educacionais e de entretenimento.
Para isso, cada um deve seguir um processo automatizado e estratégico marcado pelo funil de vendas previamente planejado.
6. Estratégia de narrativa
Hoje, contar histórias é uma das técnicas mais populares e de crescimento mais rápido nas estratégias de marketing digital. Essa ferramenta tem como objetivo conectar os usuários por meio de histórias que os façam sentir-se identificados e próximos às marcas.
Essas histórias têm o poder de gerar emoções que levam os usuários a comprar determinados produtos ou serviços – desde que bem contadas.
Os vídeos são uma forma eficaz de aplicar essa estratégia, mostrando histórias simples e cotidianas que mostram temas relacionados à marca.
Conforme mostramos ao longo deste artigo – se você deseja que seu negócio seja reconhecido – as estratégias de marketing digital para PMEs são a chave para alcançá-lo em um mundo tecnológico competitivo.
Como parte desta competição, a inovação tecnológica desempenha um papel importante para o desenvolvimento das empresas.